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Promoções.

 

As promoções proporcionaram vendas e crescimentos, é fazem parte da Gestão de Categoria. É um dos Ps do Marketing Mix, e um exemplo disto é a Promoção de Nutella.

Do ponto de vista dos clientes, as promoções são oportunidades para poupar dinheiro e apesar das inúmeras desconfianças sobre algumas promoções que não o são. Em consequência, as campanhas ganharam o seu espaço e não há negócio que não as tenha.

Estão de tal forma disseminadas que em muitos casos não são pensadas num plano promocional. Ou seja, nem fazem parte de uma técnica de gestão ou ciclo ao ciclo de vida de produto. Já  presenciei casos em que o lançamento de um produto é feito com uma promoção.  Em muitos casos isto acontece por desconhecimento de princípios básicos de regras de marcação de preços, noutros, porque sabem que o preço cortado chama a atenção do consumidor e é sempre a saída mais fácil. Ou, simplesmente, os gestores perderam o controlo e já não sabem como o recuperar, sob a pressão dos resultados.

Há casos, ainda, que resultam em rasgos publicitários com efeitos impagáveis.

Vejamos o exemplo das lojas Intermarché em França que fizeram uma promoção de Nutella a 1.40€ , antes a  4.5€. A loucura instalou-se.

Ninguém suspeitaria que um frasco de Nutella provocasse a necessidade de intervenção da Polícia, como consta em relatos de diversos meios de comunicação.

Por fim, vale a pena ver os vídeos. Creio que alguns clientes vão por efeito de arrastão e não porque verdadeiramente necessitem de Nutella a 1.40€, que nem é um bem essencial, mas o frasco é protegido como se de um bem vital se tratasse.

 


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