Portugal cresce 3.4% nas vendas online de FMCG
Nos 12 meses até Março de 2017, as vendas online apresentam resultados interessantes. Portugal mostra a aposta do tecido empresarial neste canal.
Abaixo artigo kantar worldpanel baseado na sua pesquisa.
As vendas de FMCG online cresceram 30% nos 12 meses até março de 2017, de acordo com o relatório “The Future of E-commerce in FMCG”, da Kantar Worldpanel.
O estudo demonstra que o canal online representa 4.6% das vendas de FMCG, a nível global. Enquanto este canal está a crescer, o mercado de FMCG, como um todo, está lento, aumentando apenas 1.3%, no mesmo período. O e-commerce contribui com um valor recorde de 36% para o crescimento global do FMCG. O Online e continuará a ultrapassar o crescimento do retalho offline.
Em Portugal, neste período, o canal online cresceu 3.4% em termos de valor absoluto. Em simultâneo, mantém a mesma quota de mercado em valor no mesmo período de 2016, situando-se nos 0.9% do total FMCG.
Destaques globais
Em termos de crescimento valor absoluto, os seis principais contribuidores são as economias mais fortes como a China, EUA, Coreia do Sul, Reino Unido, Japão e França. Em 2017, o valor cresceu 52% na China, 41% na Coreia do Sul, 31% nos EUA, 8% no Reino Unido, 7% em França e 5% no Japão.
Contudo o setor FMCG online também se está a expandir em novos mercados. Houve um crescimento significativo em valor na Tailândia (104%) e Vietname (69%), onde o comércio online ainda está num estágio inicial.
Europa
A Europa continua a ser um continente dividido. Com 5.6% de quota de mercado em 2016, é o segundo maior mercado online do mundo, depois da Ásia. Enquanto, o Reino Unido e a França permanecem na frente do canal online – com 7.5% e 5.6% de quota de mercado respetivamente. A Alemanha (1.7%) e a Holanda (2.6%) estão bastante atrás.
Além disto, há sinais que indicam que o canal online está a abrandar na Europa. Mercados maduros como a França e o Reino Unido – apesar de crescerem – estão a fazê-lo a um ritmo mais lento.
EUA
Conhecidos pela preferência por formatos de grandes hipermercados, a penetração online do FMCG cresceu rapidamente nos EUA, atingindo 30% do total da população. Prevê-se que o valor gasto online em comida e bebidas alcoólicas possa atingir este ano os 20 biliões de dólares.
América do Sul
Houve um pequeno aumento no gasto online de FMCG na América Latina, nos últimos 12 meses. A falta de confiança nos métodos de pagamento, torna a América Latina numa das regiões mais difíceis para as marcas serem bem-sucedidas online.
Em toda a América Latina, o comércio online está muito atrás relativamente aos métodos tradicionais de fazer compras. A exceção é a Argentina, onde o comércio online é muito mais utilizado em comparação com o resto da região.
Previsões 2025
As projeções da Kantar Worldpanel mostram que em 2025 o FMCG online será um negócio de 170 biliões de dólares. Terá 10% do total da quota de mercado em valor.
A Coreia do Sul e a China continuarão a liderar. A Ásia em geral manter-se-á como a principal no que diz respeito à adesão online. A grande impulsão global virá dos EUA. Terá um aumento de quota de mercado de 1.5% para 8%, em 2025. Isto pode ser atribuído ao desenvolvimento dos modelos de click and collect.
online em 23/11/2017, em Kantarwordpanel