Artigos técnicos

Estamos a preparar mais artigos. Seremos breves.

Gestão de Categorias

Modelo de Brian F. Harris

Modelo Brian F. Harris – Gestão de Categorias

Modelo Brian F. Harris – o início da Gestão de Categorias Atribui-se a origem da Gestão de Categorias a Brian F. Harris, e posteriormente, o desenvolvimento do Modelo Brian F. Harris. Australiano, Economista pela Universidade de Queensland, PhD em Marketing pela Michigan State University e professor de Marketing na Escola de Administração de Empresas da Universidade do Sul da Califórnia. Enquanto o Doutor Harris era professor, desenvolveu um programa de software chamado Apollo Space Management System.

Category Management, ou Gestão de Categorias

Gestão de Categoria

A Gestão de Categoria e as suas etapas. A Gestão de Categoria é um modelo de gestão aplicável a um conjunto de artigos/serviços, agrupados pela sua semelhança. Os artigos/serviços são disponibilizados pelas empresas aos consumidores, com o propósito de fazer negócio. Consequentemente, a sua correcta definição e posicionamento é de vital importância. A não ser, obviamente, que o propósito da empresa não seja ser financeiramente rentável. As actividades, dentro da Gestão de Categoria, como preços,

Layouts e Planogramas

Planograma o que é?

Planograma – o que é, como fazer e como implantar

Planograma Planograma é uma ferramenta de Merchandising que representa  graficamente a localização dos produtos que fazem parte de uma determinada categoria. Estas representações têm como base o material técnico que está a ser utilizado em cada localização, o tipo de embalagem do produto, as dimensões da mesma e a localização que deve ocupar, obviamente, após ter ocorrido o processo de Gestão de Categoria. Define o local, a forma de exposição, o número de frentes e

Gestão

Regulamento geral de protecção de dados

RGDP – REGULAMENTO GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

REGULAMENTO (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016. DIRETIVA (UE) 2016/680 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016   Comunicado da CNPD, datado de 25/05/2018 “ (…) Enquanto não for aprovada legislação nacional que complemente o RGPD e que venha a revogar a Lei n.º 67/98, de 26 de outubro, esta lei manter-se-á em vigor em tudo o que não contrarie aquele diploma

regra dos 20/80 ou princípio de pareto

Regra dos 80/20 ou de Pareto

O princípio de Pareto, Também conhecido como regra do 80/20  o princípio de Pareto regra do 80/20,  afirma que para muitos eventos aproximadamente 80% dos efeitos advêm de 20% das causas.  É uma rule of thumb (regra geral) comum em negócios, por exemplo, 80% das suas vendas provêm de 20% dos seus clientes. É necessário ter em conta que feita uma análise destas, por vezes a proporção oscila e poderá surgir um rácio de 70/20, ou 90/20, contudo, mantém-se